Filme Serratalhadense participará do 17° FESTICINE-PE, confira entrevista exclusiva com roteirista

“ZEOMI”, filme produzido na cidade na cidade de Serra Talhada participará nesta sexta feira, dia 11 de dezembro, do 17° Festival de curtas de Pernambuco (FESTICINE- PE). O festival será realizado no cinema São Luiz, localizado no centro na cidade do Recife, e já é considerado um evento tradicional no roteiro das premiações do cinema pernambucano. Sendo assim, trazemos pra você algumas informações deste representante da capital do Xaxado dentro do FESTICINE- PE por meio de uma conversa rápida com Mannoel Lima, o principal roteirista do filme ZEOMI.

MP- Como nasceu o curta-metragem ZEOMI?

ML- O filme foi pensado e filmado no início de 2015 através do projeto “Cinema no Interior”, desenvolvido pela produtora pernambucana Mont Serrat Filmes. Na ocasião o projeto desenvolveu em Serra Talhada oficinas de atuação, fotografia e roteiro, nas quais ocorreu a preparação dos profissionais que conduziram a produção do curta.

MP- Do que trata ZEOMI?

ML- A sinopse do filme trás a seguinte descrição: “Poema visual composto em torno dos ideais de beleza, repressão, dor, prazer, natureza e liberdade”, e, como encontra-se categorizado como uma obra de caráter experimental. Podemos dizer que o filme propõe-se a questionar os principais valores e convenções que sustentam nossa sociedade, trazendo em suas imagens uma perspectiva de desconstrução reflexiva destes valores.

MP- O que é ZEOMI?

ML- Com base no que foi dito anteriormente, o próprio nome do filme remete a uma desconstrução da própria linguagem, tendo em vista que o modo como nos comunicamos, a nossa língua, é uma das maiores convenções que norteiam nossa vida em sociedade. Desta forma propomos uma quebra comunicativa, através da utilização de um código criptografado que altera a escrita e a fala da língua portuguesa ou de qualquer outra língua natural. Esse código, conhecido como “Zenit polar” é responsável por dar uma nova pronúncia às palavras que utilizamos no nosso dia a dia, como é o caso da palavra POEMA, que transcrita em Zenit Polar, torna-se ZEOMI.

MP- Qual a importância deste filme?

ML- Bem, pra nossa prática artística foi uma experiência muito enriquecedora, pois a maioria da equipe serratalhadense tem muito pouco contato com o áudio visual, participando ativamente mais da cena teatral da cidade. De uma forma geral, até mesmo para os que já tinham participado de outros projetos em cinema, m ZEOMI nos deparamos com algo totalmente diferente de tudo que já tínhamos feito, por se tratar de algo mais experimental, com um processo narrativo menos linear, enfim. E no mais, acho que Serra Talhada vem crescendo e produzindo cada vez mais em todas as áreas da cultura e esta foi mais uma oportunidade pra mostrarmos que o cinema não está de fora das nossas possibilidades de produção.

MP- Por onde ZEOMI já passou?

ML- Este curta metragem é um trabalho recente que esta começando a circular agora, mas neste ano chegamos a participar de dois festivais; o primeiro foi o festival do próprio “Cinema no interior,” que aconteceu em afogados da Ingazeira em abril e em junho levamos o filme também para o Festival internacional de Contis na França. Nesses dois eventos ele foi muito bem recebido, e agora é seguir a trilhar e procurar fazê-lo de fato circular por outras telas.

MP- Quem participa de ZEOMI?

ML- ZEOMI conta com direção coletiva e direção geral de Marcos Carvalho e trás em sua equipe uma série de profissionais que vem desenvolvendo trabalhos culturais já algum tempo na cidade de Serra Talhada e região. Assim, temos no roteiro trabalhando comigo nomes como Danieli Vianna e Patrick Sanchez (com Supervisão do veterano Tairone Feitosa); na fotografia temos Hemerson Rocha e Marcos Carvalho. E no elenco do filme temos alguns rostos conhecido como Gildo Alves, Humberto Cellus, Dorotéia Nogueira; bem como, outros novos talentos como Lika Souza, Anna Rachel, Ivo Oliveira, dentre outros.

Trata-se de uma equipe muito boa que ainda contou com um pessoal muito competente trazido pela Mont Serrat de outros lugares do PIS que desempenharam funções tanto na supervisão de produção como montagem; sendo eles: Laura Guerreira, Diane Alves, Mauricio Silva, Mary Abrantes, Natália Tavares e Nayara MendI. E ainda tivemos na preparação do elenco a atriz francesa Morgane Amalia. Ufa, acho que me empolguei. Mas é isso, ZEOMI é, realmente, o trabalho de uma grande família e que a gente espera que todos possam refletir junto com a gente e apreciar mais este trabalho da capital do Xaxado dentro d arte pernambucana.

(*) Fonte: Mais Pajeú