Header Ads

Serra Talhada: 'Procurar amor e paz' é lição de idoso casado há 70 anos com a prima

Os primos legítimos Maria do Socorro Santos, de 85 anos, e Eufrasino Pedro dos Santos, de 90, são casados há 70 anos e, juntos, têm 16 filhos e mais de 60 netos e bisnetos. O casal mora em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, e comemorou no fim de novembro as bodas de vinho ao lado da família. O segredo para a união longeva, segundo Eufrasino, "é procurar amor e paz dentro dessa convivência".

O romance surgiu de forma inesperada, quando ele tinha 20 anos e ela, 15. Maria do Socorro contou que o namoro começou após ela levar um recado da então namorada de Eufrasino. "Começou nesse dia que eu fui dar o recado da namorada dele. E aí, ele disse que não queria mais [namorar] com ela, que queria comigo. Aí eu também já queria", explicou. "Então eu disse: 'juntou o desejo com a vontade, porque eu já quero'", revelou.

A idosa lembra que a família não foi contra o casamento com Eufrasiano. O padre foi quem viu problemas em realizar o matrimônio. Ela disse que os dois casaram primeiro no religioso e depois no civil. Maria do Socorro tinha 15 anos quando casaram na igreja. A união no civil foi celebrada um ano depois. "Ele [o padre] disse que primo não pode casar. Ele só ganhou os 40 mil réis [para oficializar o casamento], aí disse que a gente não era mais primo e podia casar".

Dos 16 filhos, hoje são nove que vivem próximos aos pais. O dentista Luiz Carlos dos Santos, por exemplo, é um deles. "A ética, o amor, o carinho, a dedicação que eles têm para conosco e os ensinamentos que meu pai me passou foram fundamentais para formar meu caráter, minha personalidade", disse.

Já Francisca Lima é a filha que mora mais distante do casal. Ela vive em São Paulo e há quatro anos não visitava a família. Ela aproveitou a comemoração dos 70 anos de casamento dos pais para ir a Pernambuco. "Eu não tenho nem palavras para explicar a minha emoção porque eu sou a única filha deles que mora longe daqui. Então, às vezes, eu fico até cinco anos sem vê-los. Mas isso dói o meu coração, porque eu amo meus pais mais do que tudo nessa vida".

Na comemoração das bodas de vinho, enquanto Dona Socorro fiscalizava a cozinha, seu Eufrausino contava que nasceu em Serra Talhada na época que Lampião andava na região. "Quando eu nasci Lampião com três dias passou onde eu estava. Até porque alcancei meu pai dizendo que recolheu a família para um certo lugar, porque existiam muitos homens esperando Lampião descer do Sítio Bom Sucesso". (G1)

Nenhum comentário

Clube Da Noticia. Tecnologia do Blogger.