Header Ads

Prefeitura faz Campanha contra Racismo nas escolas

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, através da Diretoria de Igualdade, da Coordenação de Políticas para Comunidades Tradicionais e coordenação Municipal do Selo Unicef, realizaram ontem (10) a uma serie de ações de mais uma etapa, que fazem parte da Campanha de Combate ao Racismo na Escola: INFÂNCIA SEM RACISMO.

De acordo com a Diretora de Igualdade Racial, Elis Lopes, “essa campanha faz parte de uma das estratégias do município de Serra Talhada, visando a continuidade da chancela do SELO UNICEF. Estratégia essa que contribuirá na mudança da realidade respeitando as diferenças para garantir a igualdade”.

Durante a reunião, foram reapresentados os objetivos da campanha, alguns dados estatísticos de evasão escolar e dos impactos do racismo no desenvolvimento escolar.

“A idéia visa sensibilizar e apresentar a realidade atual no Brasil, que mesmo com todos os avanços das ultimas décadas não foram o suficiente para desconstruir o processo de exclusão de 500 anos no pais”, disse Elis Lopes.

Os dados do Unicef traçam um panorama de evasão escolar, mortalidade infantil, entre outros fatores que são conseqüências também do racismo. Apos a apresentação da campanha, foram traçados os planos de ação junto às coordenadoras pedagógicas das escolas municipais da zona urbana e rural, no intuito de trabalhar a campanha de forma continuada, alcançando além da comunidade escolar, pois a participação da família é fundamental para se trabalhar o combate ao racismo.

“Serão realizadas rodas de diálogos nas escolas com a comunidade escolar, alunos, professores, funcionários, e família dos alunos, em paralelo a isso serão realizadas atividades de cunho cultural de valorização da cultura afro brasileira nas comunidades, também trabalhando a campanha da INFÂNCIA SEM RACISMO”, afirma o coordenador de Políticas para comunidades tradicionais, Cícero Alexandre.

“A temática vem sendo trabalhada em varias fases de forma continuada,desde formação de professores com o tema contribuições de combate ao racismo na escola realizadas nos anos de 2013, 2014. Esse ano a culminância se dará no dia 20 de novembro, onde se pretende fazer uma passeata de combate ao racismo que será inserida nas comemorações alusivas ao dia da consciência negra, entre outras atividades que visam trabalhar o combate ao racismo além de garantir a valorização da cultura, historia e heranças ancestrais da população negra, e para o próximo ano, dando continuidade as ações as escolas irão desenvolver projetos pedagógicos que tratem da temática de acordo com Lei 10.639/2003”, explicou o Secretario de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial.

Participaram da reunião 30 coordenadoras pedagógicas das escolas municipais da zona urbana e rural. Além da coordenação de educação do campo, coordenação pedagógica da secretaria de educação e Secretario de Educação, Edmar Junior.

Segundo Edmar Junior, Secretaria de Educação “essas parcerias são imprescindíveis para a efetivação da campanha. Lembrando que essa parceria se da de forma continuada, pois já foram realizadas capacitações e formações com a temática de combate ao racismo com os professores e gestores das escolas municipais. A campanha vem a ser um plus no sentido do combate efetivo ao racismo”, conclui o secretario.

Nenhum comentário

Clube Da Noticia. Tecnologia do Blogger.