Pernambuco promove Semana Estadual da Diversidade de 14 a 20 de setembro

De 14 a 20 deste setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da Executiva de Segmentos Sociais (SESS), promove a primeira Semana Estadual da Diversidade. A programação conta com a realização de rodas de diálogo, seminários, oficinas pedagógicas e debates envolvendo os temas de diversidade sexual, promoção da cidadania e segurança da população LGBT, entre outros. As atividades acontecem nos municípios de Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão, Caruaru, Palmares e Nazaré da Mata.

A ação antecede a 14a Parada da Diversidade do Recife (20) e traz como tema “Pernambuco sem preconceito, promovendo a cidadania”. O principal objetivo da Semana Estadual da Diversidade é trabalhar a inserção da população LGBT na sociedade, promover a conscientização das pessoas para a realidade desta comunidade, motivar o engajamento das pessoas e grupos organizados, o combate à homofobia e a construção de políticas públicas afirmativas para a população LGBT.

Na abertura do evento (14), uma mesa sobre diversidade e direitos LGBT em Pernambuco será montada com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB­PE), do Fórum LGBT, do Instituto Brasileiro de Homens Trans (Ibrat), do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT. Também participam do evento o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, o secretário executivo de Segmentos Sociais, Sérgio Moura, e do coordenador LGBT da SDSCJ, Marcone Menezes.

SEGMENTOS SOCIAIS – A Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS) foi criada com o intuito de construir políticas públicas para a promoção dos direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A equipe trabalha na articulação, promoção, formulação e assessoria de execução da política estadual de promoção ao respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero, assim como o resguardo dos direitos e reconhecimento da população. O trabalho da SESS é desenvolvido com a população, o movimento LGBT e entidades governamentais e não-governamentais.

(*) Fonte: Blog de Notícias do Governo de Pernambuco