Header Ads

Barragem do Riacho do Pau volta a abastecer Arcoverde nesta segunda-feira

Graças às chuvas que vêm caindo nos últimos dias no município de Pedra, no Agreste de Pernambuco, a barragem do Riacho do Pau, principal manancial que abastece Arcoverde, também no Sertão, teve seu volume de água armazenada elevado para 5,8% de capacidade total. Com o aumento das reservas d’água do Riacho do Pau, desde que entrou em colapso em junho de 2014 e parou de abastecer Arcoverde, a Compesa vai poder voltar a abastecer a cidade. Devido ao colapso no Riacho do Pau, a população teve que ser socorrida pelo sistema da adutora do Jatobá, que traz água dos poços profundos do Frutuoso, em Ibimirim, há 74 km.

Agora, com as chuvas intensas nos últimos meses esse cenário foi parcialmente revertido. A Compesa realizou nas águas da barragem análises físicos, químicos e hidrobiológicos liberando o sistema para voltar operar abastecendo município a partir desta segunda-feira (06).

Segundo o gerente Regional da Compesa, Augusto César, o rodízio no abastecimento de Arcoverde será reduzido. “Vamos passar de 4 com água e 22 sem, para 4 dias com água e 10 dias sem abastecimento durante o mês de junho”, disse Augusto.

Apesar da melhora, o gerente Regional da Compesa afirmou que a situação do manancial está muito longe de ser confortável. “Vamos avaliar a situação no mês de junho, e provavelmente faremos alguns ajustes”, disse.

Milhares de pessoas ainda sofrem diariamente com o racionamento (entrega controlada de água) da Compesa em Arcoverde, embora o efeito das torneiras secas tenha diminuído de intensidade nos últimos meses.

Fonte de abastecimento de água para o maior número de consumidores na região, o Riacho do Pau, tem capacidade para armazenar 17 milhões de m³.

(*) Fonte: Dárcio Rabelo

Nenhum comentário

Clube Da Noticia. Tecnologia do Blogger.