Yane Marques termina Copa do Mundo na 5ª colocação

A brasileira Yane Marques melhorou sua classificação em uma etapa de Copa do Mundo de Pentatlo Moderno da temporada. A pernambucana terminou a terceira qualificação do torneio, realizada neste fim de semana em Roma, na Itália, em quinto lugar, somando 1.351 pontos. Ela começou o ano na primeira etapa, em fevereiro, no Cairo, em 21º, e na edição seguinte, no mês passado, no Brasil, foi a 9ª. Com a marca de agora, Yane ficou entre as campeãs da competição, estando no pódio do Top 6 da disputa.

Na capital italiana, o Brasil também esteve representado por outra competidora na Final do torneio: Larissa Lellys ficou em 33º dentre todas as 36 finalistas dos 21 países presentes, somando 976 pontos. A brasileira não conseguiu pontuar no hipismo, dentre as prova realizadas no Parco Foro Italico (esgrima tradicional e natação) e no Tor di Quinto (esgrima bônus, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida).

A grande campeã da disputa foi a medalhista de ouro de Londres 2012, a lituana Laura Asadauskaite, que conquistou 1.417 pontos. Ela cruzou a linha de chegada do combinado com uma larga vantagem de um minuto sobre a segunda colocada, a medalhista de ouro de Pequim 2008, a alemã Lena Schoneborn, que somou 1.383. O bronze foi para a bielorrussa Anastasiya Prokopenko (1.369).

“Gostei de estar no pódio porque ganhei aqui em Roma no ano passado e estou muito feliz voltar ao topo do pódio”, a campeã relembra o título da mesma etapa da Copa do Mundo no mesmo local há aproximadamente um ano. “A preparação olímpica está ficando melhor e vou manter o ritmo”, Asadauskaite fala sobre a expectativa para os Jogos Olímpicos Rio 2016, para o qual se garantiu ao vencer a Final da Copa do Mundo do ano passado.

Na disputa na capital italiana, Yane Marques ficou a um passo de conquistar alguma medalha. Depois de largar no combinado em terceiro, a pernambucana cruzou a linha de chegada da prova apenas cinco segundos depois da medalhista de bronze.

Ela, Larissa e as demais competidoras começaram a Final da competição pela esgrima, onde Yane venceu 21 duelos ao todo e conquistou 229 pontos. Larissa teve 19 vitórias na luta com a espada, somando 203 pontos.

Na natação, Yane cravou o sétimo tempo dentre todas as competidoras, 2min14s93, assegurando 287 pontos. Larissa nadou os 200 metros estilo livre em 2min20s71 (278).

No hipismo, Yane foi uma das oito pentatletas que completaram o percurso sem cometer nenhuma falta e ganhar a pontuação máxima de 300 pontos. Na prova dos saltos com o cavalo, Larissa não conseguiu pontuar.

No combinado, Yane terminou as quatro séries de cinco acertos no alvo, intercaladas com 800 metros de corrida no 19º tempo, 12min54, faturando 526 pontos. Larissa fez a 27ª marca da última prova, 13min25s (495).

“A disputa feminina em Roma foi um grande sucesso. A parte mais importante foi ter nossas campeãs olímpicas de 2008 e 2012 no pódio, assim como nossa brasileira Yane Marques no quinto lugar. Tivemos nossos melhores atletas no pódio e isso mostra que os preparativos para os Jogos Olímpicos do Rio estão em curso”, destacou o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o alemão Klaus Schormann.