Header Ads

São João de Arcoverde 2016 promete

Vem aí, de 18 a 28 de junho, mais uma edição do MELHOR E MAIS CRIATIVO São João do Nordeste, realizado no SEGUNDO MAIOR polo junino de Pernambuco... Em ARCOVERDE, A CAPITAL DO SÃO JOÃO!!!!

A missão de realizar um evento multicultural, democrático e temático que retrate a efervescência artística, histórica e cultural do povo nordestino tem sido o diferencial do SÃO JOÃO DE ARCOVERDE nas suas últimas edições.

Desde 2001, quando o evento maior de Arcoverde, em busca de novos rumos, passou a adotar um formato temático e multicultural, também passou a receber maior atenção dos turistas, excursionistas e visitantes em geral, além do apoio do público interno. Temas criativos como a LITERATURA DE CORDEL 100 ANOS DE HISTÓRIA (2001), SÃO JOÃO DO FOGO ENCANTADO (2002), SANFONA FORRÓ & ARTE (2003), RAÍZES DO COCO (2004), BRINCADEIRAS DE RUA (2005), A ARTE DA POESIA POPULAR (2006), A SAGA DO VAQUEIRO... UMA ODISSÉIA SERTANEJA (2007), DE LAMPIÃO A GONZAGÃO... UM AUTO DE SÃO JOÃO (2008), O REISADO ENCANTADO NO REINO DO SÃO JOÃO (2009), SÃO JOÃO DOS SERTÕES (2010), ARCOVERDE TE ESPERA HOJE É FEIRA (2011), A LENDA DA ÍNDIA E DO CAPITÃO NO ANO DE GONZAGÃO (2012) até chegar à nova fase, a partir de 2013, já na gestão da Prefeita MADALENA BRITTO, que transformou ARCOVERDE na CAPITAL DO SÃO JOÃO; têm feito do São João de Arcoverde uma referência em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil.

Em 2014 a CAPITAL DO SÃO JOÃO homenageou com grande sucesso de público e de crítica o cinema mais antigo em funcionamento no Brasil e na América Latina – o Cinema Rio Branco, com o tema: LUZ, CÂMERA, AÇÃO... O CINEMA VA PASSAR NA TELA DO MELHOR SÃO JOÃO!

Em 2015 a CAPITAL DO SÃO JOÃO voltou seus holofotes para os poetas forrozeiros nativos de Arcoverde e, através de ícones como Mazinho de Arcoverde, Paulinho Leite, Wagner de Carvalho e George Silva, sob o tema O REINO DO BAIÃO NA CAPITAL DO SÃO JOÃO, homenageou os artistas forrozeiros que fizerem e fazem de Arcoverde uma cidade expoente da cultura musical nordestina e sertaneja.

A versão 2016 está sendo preparada com muito esmero e carinho e terá como objetivo prestar grande e justa homenagem aos 100 anos do surgimento do SAMBA DE COCO em Arcoverde, trazido pelos precursores da família Lopes em 1916 e que se consolidou, ao longo do tempo, pelo seu ritmo contagiante que tem o TRUPÉ como diferencial. Com o tema SAMBA DE COCO COM ARTE E TRADIÇÃO... COMEMORA 100 ANOS NA CAPITAL DO SÃO JOÃO, em 2016, o São João mais multicultural do Nordeste contará a saga e a odisséia da família Lopes e de outras tradicionais famílias de coquistas, a exemplo dos Calixto Montenegro e dos Gomes; de figuras lendárias como Ivo Lopes e Lula Calixto e dos atuais mestres e líderes das famílias – Severina Lopes, Assis Calixto e Cícero Gomes (estes os homenageados em vida da edição 2016) e dos seus seguidores que transformaram Arcoverde, porta do Sertão de Pernambuco, na TERRA DO SAMBA DE COCO!!!!

Venha, portanto, VIVER ESSA EMOÇÃO!!!!!

De 18 a 28 de junho, em ARCOVEDE, a CAPITAL DO SÃO JOÃO!!!

Realização: Prefeitura de Arcoverde

Informações de responsabilidade da SETUR Arcoverde

Arte: Robson design

Nenhum comentário

Clube Da Noticia. Tecnologia do Blogger.