Curso de tratorista beneficia agricultores rurais em Sertânia

Os trabalhadores rurais dos sítios Salão, Santo Antônio, Maxixe e Cerâmica, do povoado de Algodões, foram beneficiados com a aração da terra durante as aulas práticas do curso de Tratorista – Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, oferecido pela Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria Especial de Acompanhamento a Associações, Cooperativas e Consórcios, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e Sindicato Rural.

“Agora minha terra está pronta para o plantio de feijão de corda. Uma iniciativa muito importante da Prefeitura que, além do curso, ajudou muito trabalhadores rurais”, disse Suely da Silva, do Sítio Salão.

Na qualificação, que teve início no dia 15 e foi concluída nesta quarta-feira (24), na Associação Comunitária de Algodões, foram abordados tópicos como componentes básicos de um trator agrícola, classificação de lubrificantes, manutenção da barra de tração, sistema elétrico e sistema hidráulico.

Nas aulas práticas os alunos utilizaram um dos três tratores agrícolas (com tração 4×4 e motor a diesel) adquiridos pela Prefeitura de Sertânia, por meio da parceria com o Ministério da Agricultura. Os veículos têm grade aradora hidráulica de controle remoto.