Provas do INSS confirmadas para início de 2016

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que as provas do próximo concurso do órgão ocorrerão no início de 2016, e os aprovados serão contratados até o segundo semestre do ano que vem. O edital completo do certame tem 37 dias para ser divulgado, a partir desta segunda-feira.

"A nossa expectativa é de realização do concurso no primeiro semestre e ainda no primeiro semestre, ou no máximo, no início do segundo semestre de 2016 a gente já possa fazer a contratação, a nomeação dos nossos servidores. Estamos revendo também as solicitações de interesse de remoção interna, que definirá as vagas do concurso", disse o diretor de Gestão de Pessoas do INSS, José Nunes Filho, em entrevista à Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps).

Outro ponto a ser definido é a assinatura do contrato de prestação de serviços com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A entidade será a responsável por organizar o processo seletivo. Além disso, em 2016 os profissionais do órgão terão um reajuste salarial. Os salários chegarão a R$ 5.436,27 para técnico e R$ 8.081,42 para analista

O último concurso para analista do seguro social foi realizado em 2013. Na ocasião, foram 300 vagas para o cargo, disputadas por 148 mil candidatos – uma concorrência média de 547 por vaga. O concurso foi organizado pela Funrio e contou apenas com prova objetiva sobre língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, de administração, de direito administrativo, constitucional e previdenciário e conhecimentos específicos. O salário, na época, foi de R$ 7.147,12.

Já no caso do cargo de técnico, o último concurso ocorreu em 2011. Desta vez, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC) que organizou o concurso. Foram 1.500 vagas com salário de R$ 4.496,89. Nesta seleção, também foram oferecidas 375 vagas para peritos médicos previdenciários. Ao todo, mais de 916 mil inscritos participaram das provas. (Diário de Pernambuco)